• Medicina da Longevidade e prática ortomolecular

O ritmo da vida moderna traz, principalmente através do estresse, da má alimentação e do sedentarismo, um descompasso metabólico no organismo das pessoas. Como consequência disso, sintomas como fadiga crônica, irregularidade do sono, aumento de peso, déficit de memória, queda de libido e aumento de doenças crônico degenerativas, são cada vez mais citados e observados nos consultórios médicos.

O envelhecimento do organismo está ligado, principalmente ao envelhecimento celular, refletindo geralmente na diminuição da capacidade de responder a desafios e as funções normais do organismo, sendo o envelhecimento uma diminuição progressiva desta capacidade.

Os maus hábitoscomo tabagismo, sedentarismo, obesidade, dentre outros são as principais causas de um envelhecimento patológico, que nada mais é do que o envelhecimento com danos a saúde causados por doenças e/ou maus hábitos de vida.

Para envelhecer de forma saudável deve-se ter como foco a melhora da qualidade de vida e a geração de saúde, através da adequação dos seus hábitos e suas rotinas, bem como buscar um equilíbrio metabólico e hormonal de acordo com sua individualidade biológica. Uma alimentação adequada, atividade física regular, equilíbrio metabólico e hormonal bem como a gestão do estresse são os grandes responsáveis pelo nosso desempenho físico e mental, e pela prevenção de doenças crônico degenerativas que atualmente consistem nos grandes males da vida moderna. A medicina da longevidade ou regenerativa tem seu olhar voltado não só para a prevenção de doenças mas, principalmente para a GERAÇÃO DE SAÚDE. Através do equilíbrio metabólico e da modulação hormonal não conseguimos parar o relógio biológico, mas conseguimos fazê-lo andar de forma compassada proporcionando um envelhecimento com saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Dr. Marco Martin – CRM 85.255

Nutrologia e Medicina da Longevidade

A prática ortomolecular é a área médica que visa o equilíbrio das células e das moléculas do corpo humano por meio de intervenções terapêuticas e utiliza o emprego de técnicas para avaliar quais nutrientes (vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos) que possam eventualmente estar em falta ou excesso no organismo humano, seja por alteração de produção, absorção ou excreção. Os tratamentos propostos pela prática ortomolecular incluem: correção nutricional, reposição medicamentosa de vitaminas, sais minerais, ácidos graxos ou aminoácidos, com a finalidade de modular o “stress oxidativo”, que através de seus radicais livres pode causar um bombardeio dos mesmos ao núcleo da célula, alterando o DNA e podendo desenvolver tumores, doenças degenerativas, doenças autoimunes e doenças inflamatórias.

A prevenção desse stress oxidativo impede o aparecimento dessas doenças, assim como a modulação, uma vez que já tenham sido instaladas. A prática ortomolecular também podeprevenir doenças em pacientes geneticamentepredispostos a elas, como câncer, diabetes, arteriosclerose, artrites e mal de Alzheimer.

“A indicação de reposição de qualquer hormônio ou outras substâncias deve ser realizada apenas por um Médico habilitado. Como todo o tratamento médico, a medicina da longevidade tem como objetivo a realização de uma consulta detalhada com levantamento do histórico clinico individual e familiar do paciente, exame físico completo e exames complementares laboratoriais e de imagem de acordo com a necessidade de cada um.

O sucesso do tratamento começa com uma boa consulta para que possamos adequar o melhor plano terapêutico para cada paciente”.